Mostra 2017 (Fundamental II)

A cada ano escolhemos – ou “somos escolhidos” por – um tema relacionado à Condição Humana. O objetivo é convocar para uma autorreflexão e para uma reflexão coletiva.

O tema desse ano, “Saber esperar”, nos convida à lentificação. No tempo atual, de imediatismo, de excessos e das redes sociais instaladas em nossas práticas do cotidiano, a atitude de saber esperar é um desafio a ser gerenciado. Um tempo de espera e de introspeção é necessário para a escuta de si mesmo e do outro, para a leitura mais apurada do contexto e das sutilezas das relações.

Para além dessa perspectiva, esse tema nos convoca a saber extrair, da falta, o desejo e a construção da esperança. Não bastará às novas gerações apenas ter lucidez, coragem e capacidade de resistir às frustrações: mais do que nunca, será necessário que possam crer em algo, produzir novas utopias. A capacidade de sonhar é indispensável para a esperança e para a própria estruturação da subjetividade humana.

Na Mostra de 2017 do Ensino Fundamental II, os temas de pesquisa foram escolhidos pelos alunos a partir da temática “Saber esperar”. Durante o desenvolvimento dos trabalhos houve uma convocação à autonomia e à autoria, tanto na escolha dos temas como na realização das propostas.

Esse ano, os alunos do 6º ao 9º socializaram suas pesquisas através de telejornais com exibição de roteiros, comerciais, entrevistas, curtas etc. Apresentaram também trabalhos interdisciplinares. Neles vimos jornais impressos, literatura de cordel e até salas interativas.

 

 

Galeria de fotos

Mostra 2017 (Fundamental II)

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017