O Mambembe (TACA 2016/2017)

Professora Márcia Frederico (Teatro):  

  O texto original de Artur Azevedo, escrito em 1904, faz uma homenagem ao próprio teatro. Critica a sociedade da época que não dava valor aos artistas nacionais, só prestigiando o que vinha do exterior. Fala também sobre o preconceito em relação aos atores e às atrizes. O texto é uma grande celebração ao teatro e à vida emocionante que este proporciona para aqueles que se apaixonam por ele.

A trama mostra a vida dura e cheia de desafios que os atores enfrentam com bravura e criatividade. Trata-se de um grupo mambembe, atores que viajam de cidade em cidade para mostrar a sua arte àquelas pessoas que não tem acesso ao teatro que acontece na cidade grande.

Em nossa montagem partimos também da adaptação feita por Alexandre Amorim para o grupo de teatro da Uni-Rio. Contamos ainda com a contribuição do aluno Pedro Vieira que incluiu músicas de Chico Buarque, transformando assim a peça em um musical com um toque atual.

Os alunos se envolveram em todas as etapas da criação de um espetáculo. Fizeram aulas de dança e canto, além dos ensaios da peça. Formaram um núcleo de apoio à elaboração do cenário e figurino. Criaram cartazes e material gráfico e organizaram uma banda para tocar ao vivo (buscaram entre os colegas da escola quem poderia compor a banda e se comprometer com os ensaios e apresentações).

Essa iniciativa e engajamento tomou de entusiasmo a todos do Colégio Andrews. Os alunos conseguiram fazer um marco “histórico”, a volta dos musicais, que há muitos anos caracterizou o TACA: Teatro Amador do Colégio Andrews.

 

 

Galeria de fotos

O Mambembe

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017