Palestra "A Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino Médio" (Pais/Responsáveis e Professores)

A sociedade brasileira está mobilizada na discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. Entram em jogo projetos de país e diferentes possibilidades de futuro para a sociedade brasileira. A perspectiva de diversidade e de pluralidade se nutre justamente da existência de diferenças. Em uma sociedade democrática, na qual os cidadãos podem fazer escolhas, o ponto de equilíbrio não as resolve nem as elimina, mas permite e encoraja que elas existam. Por isso, a melhor equação a que se pode chegar deve ser flexível a ponto de permitir a coexistência de currículos variados. O amadurecimento da Reforma se dará na medida em que forem esclarecidas algumas questões:

- Que grau de liberdade terão os brasileiros para exercer o seu discernimento acerca do tipo de escolaridade e de currículo que convém aos seus filhos?

- Que liberdade terá cada escola para conceber, no Ensino Médio, as trilhas oferecidas aos estudantes?

- O que a experiência internacional nos indica?

- Como se darão os exames de acesso ao nível superior?

-  Que liberdade terão os estudantes do Ensino Médio para escolher as trilhas curriculares em função do projeto pessoal de cada um? 

Em novembro, para discorrer sobre o tema, recebemos o Professor Simon Schwartzman, sociólogo com vasta experiência e conhecimento sobre sistemas de ensino em diferentes países, para conversar com Pais/Responsáveis do 5º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio, Professores e Equipe Pedagógica no Auditório do Colégio Andrews.

 

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