Eventos|Passeio Teresópolis e Nova Friburgo/RJ - 6° ano

Passeio do 6º ano

O trabalho de campo é uma atividade cujo objetivo é colocar as pessoas em contato com a realidade. Dessa forma, é possível aplicar e identificar o que foi estudado teoricamente, isso torna o estudo mais dinâmico e significativo.

No trabalho de campo realizado nos dias 16 e 17 de setembro, foram abordados, através de atividades lúdicas, aspectos geomorfológicos, biológicos e climatológicos da Região Serrana do Rio de janeiro.

A primeira parada aconteceu no Alto do Soberbo, localizado em Teresópolis. Neste ponto o grupo pôde observar formações geológicas importantes como o Dedo de Deus. A experiência estimulou também discussões sobre o processo de ocupação do espaço. 

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os alunos tiveram orientações sobre as condições atuais da vegetação, da fauna e do uso do solo.

Os alunos também visitaram o Apiário Amigos da Terra. Com roupas apropriadas observaram de perto as colmeias. No museu do mel conheceram a dinâmica da organização das abelhas e aprenderam sobre a produção de mel e seus benefícios para a saúde.

No segundo dia, foram à Queijaria Escola construída por iniciativa do Instituto Fribourg-Nova Friburgo.  Lá os alunos aprenderam um pouco sobre a produção de queijos e chocolates.

O trabalho de campo foi encerrado com a visita a uma propriedade familiar de cultivo de hortaliças. O momento contou com a observação das espécies cultivadas e a influência do clima e do relevo no processo produtivo.

Esta experiência permitiu o desenvolvimento do companheirismo, a valorização do trabalho em equipe, o reconhecimento de limites e possibilidades e o aprofundamento do respeito ao meio ambiente.

 

 

Galeria de fotos

  • PASSEIO 6° ANO - Teresópolis e Nova Friburgo/RJ
Colégio Andrews - Rua Visconde de Silva, 161 - Humaitá / Rio de Janeiro-RJ | Tel: (21) 2266-8010 / Fax: (21) 2579-0217
Horário de Atendimento da Secretaria: de 7:30h às 17:50h | www.andrews.g12.br