PISA para escolas

As trajetórias de vida de nossos atuais alunos se desenvolverão em um mundo cada vez menor. Serão cidadãos planetários e deverão ter condições de se deslocar, interagir e colaborar com profissionais de diferentes países. Por isso, convém que as referências e expectativas acerca de seu desempenho educacional sejam contextualizados em escala mais ampla e não se restrinjam apenas aos padrões nacionais.

Essa perspectiva conduziu o Andrews a aceitar o convite para participar do PISA para escolas, uma variante da principal avaliação internacional concebida pela OCDE. As provas medem os conhecimentos e as competências aplicadas de leitura, matemática e ciências de alunos de 15 anos de idade. Como o PISA para escolas se fundamenta nas matrizes do PISA, entende-se que os resultados de cada escola participante podem ser comparados com os de mais de 80 países e economias que já participaram dos vários ciclos do PISA.

Os resultados confirmam que o desempenho de alunos do Colégio Andrews encontra-se em níveis considerados satisfatórios pelos padrões da OCDE. Quando comparado com os resultados médios de outros países, o desempenho de nossos alunos supera o que se percebe na média de países como Japão, Finlândia, Canadá, Reino Unido e França. Ainda assim, como os relatórios são bastante completos, o seu estudo possibilita que identifiquemos aspectos a serem cuidados. Estudando-os comos professores, estamos inferindo os ajustes a serem feitos em cada área específica.

O Relatório geral pode ser consultado no link.

A simples indicação do Andrews para participar desse exame já constituía, desde o princípio, motivo de orgulho: afinal, para essa edição pioneira, foram envolvidas 47 escolas em todo o país, das quais 16 particulares. No Rio de Janeiro, o Colégio Andrews foi praticamente a única escola privada a participar, o que nos confere hoje a condição de sermos das poucas escolas brasileiras a terem o seu desempenho comparado e referenciado globalmente com a chancela da OCDE.

O bom resultado no PISA para escolas vem se juntar ao desempenho recentemente colhido em outras avaliações, tais como a certificação de Cambridge, o ENEM e a Prova Brasil - que atribui ao Andrews o IDEB de 7,4 .
A convergência de todos esses resultados delineia um perfil animador. Todos esses resultados são indicadores da eficácia do nosso Projeto Educativo e do vigor com que o Andrews chegou aos 100 anos. Tudo isso resulta do trabalho construído a várias mãos, processo no qual a Equipe e o Corpo Docente exercem um papel fundamental.

Que, na medida de nossas possibilidades e do alcance do nosso trabalho, possamos de alguma forma contribuir - ou inspirar - a construção de um futuro melhor e mais promissor para todos os brasileiros.

Link para a Conferência de lançamento do programa no Brasil.

 

 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017