Realidade Aumentada (1º ano do Fundamental I)

Professor Vinicius Aragão (SME - Setor de Mídia e Educação):

  Cada vez mais a tecnologia aliada a educação traz inovações para a sala de aula, incentivando e promovendo a interdisciplinaridade e a criatividade. Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e interativa, o primeiro ano do Ensino Fundamental desenvolveu um projeto sobre a Savana Africana utilizando softwares e aplicativos para dispositivos móveis.

  No Setor de Mídia e Educação (SME), os alunos usaram o Power Point para iniciar a atividade: a criação de uma cena virtual retratando o ambiente Savana. Aprenderam a copiar e colar figuras e GIFs; criaram animações e produziram um texto que foi digitado. Descobriram como modificar os tipos de fontes e cores.

No momento o projeto está em sua última fase. Os alunos foram apresentados à Realidade Aumentada. Trata-se da sobreposição de objetos 3D sobre a tela.

Com a utilização dos tablets, puderam escolher animais da Savana para vê-los em terceira dimensão como se estivessem realmente na sala de aula. Com este recurso, o primeiro ano obteve dados importantes sobre cada um dos animais como: altura, peso e tempo de vida.

A tecnologia está presente em vários aspectos do nosso cotidiano e o grande desafio da escola é utilizá-la para impulsionar uma aprendizagem com significado.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017