Representantes de Turma e GEA 2019 (5º ano do FI ao Ensino Médio)

Um dos principais objetivos das escolas é ensinar a conviver. A educação das crianças inicia-se em casa, com a família. O ambiente doméstico é por excelência o da esfera privada.

Ao entrar na escola, a criança passa a conviver com um grupo mais amplo, em ambiente essencialmente público e coletivo. Isso torna a escola bem mais do que a mera continuidade ou extensão da casa: trata-se do primeiro ambiente público a ser frequentado pelo jovem em seu processo de socialização.       

Uma das principais funções da escola é ensinar a criança a conviver com outras. Isso é assegurado pela própria vivência em grupos e turmas. Assim, desde a Educação Infantil o aluno é levado a superar o egocentrismo inicial e a considerar cada vez mais a dimensão do outro. O respeito ao outro surge como importante valor e como condição para o convívio harmônico em grupo. 

Ao longo da trajetória escolar, situações grupais cada vez mais complexas como trabalhos cooperativos, práticas de representatividade e grêmio escolar levam o aluno a desenvolver o respeito a si mesmo e ao outro, aceitando a legitimidade das diferenças.

Desde a Educação Infantil até o 4º ano os alunos, junto aos professores e à orientação educacional, experimentam o que é ser um colaborador. Diferente de ajudante, o colaborador utiliza suas habilidades e competências no trabalho de colaboração para a vida em equipe.

A partir do 5º ano, dentro do Projeto de Liderança desenvolvido pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), os alunos começam a vivenciar a possibilidade de ser representante de uma turma. Nas salas do 5º ano existe um mural explicativo sobre o tema.

O que é ser um Representante de Turma, o perfil e as necessidades de cada grupo, são debatidos com a mediação do SOE e, a partir das conversas os interessados se candidatam.

A eleição e os diferentes instrumentos de votação fazem parte do processo. Alunos do 5º, 6º e 7º ano, usam o voto eletrônico para eleger seus representantes. A partir do 8º ano até o Ensino Médio, o voto é registrado numa cédula.

Do 5º ao 8º ano, o representante é eleito através do voto secreto. No 9ºano e 1ª série do Ensino Médio, os alunos podem escolher se querem usar o voto aberto ou fechado para eleger seu candidato. Na 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o voto é aberto.

No início de abril aconteceu, como nos anos anteriores, a posse dos Representantes de Turma e do GEA (Grêmio Estudantil do Colégio Andrews) 2019. Dessa forma a escola prepara o jovem para a vida adulta, responsável e autônoma, condição para a cidadania plena e para a vida em sociedade democrática.

O evento reuniu Direção, Equipe Pedagógica e Responsáveis em uma cerimônia para juramentar as atribuições da função assumida.

 

Galeria de fotos

Representantes de Turma e GEA 2019 (5º ano do FI ao Ensino Médio)

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017