Simpósio Nacional de Educação (Ensino Médio)
A fundação Cesgranrio criou um Simpósio para discutir a Formação dos Professores e inovou ao propor, em uma das mesas, uma discussão envolvendo alunos do Ensino Médio.
A partir da exibição do filme “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden, um documentário sobre jovens e professores que discutem a importância da escola de Ensino Médio, foi disparado o debate.
Com a coordenação do Professor Leonardo Giorno, da Fundação Osório, e a moderação do Professor Paulo Rosa, seis alunos de escolas do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de falar sobre os professores, as escolas e a educação de hoje.
Foram convidados os alunos:
- João Victor Conde Kelly - Colégio Andrews
- Vitor Pereira Laprovita - Fundação Osório
- Jorge Matheus Rosende Costa - Colégio Estadual Chico Anysio
- Cristobal Dourojeanni Canales - Colégio Teresiano
- Pedro Jatene - Colégio Santo Inácio
- Searon de Moraes Cabral - Instituto de Educação Sarah Kubitschek
O debate começou com a proposta de cada aluno se apresentar e colocar qual a sua opção de carreira.
Após a apresentação de cada aluno, o coordenador lançou questões: Você trocaria de escola? Qual o perfil do bom professor? Se você fosse o Ministro da Educação, qual a sua proposta para desenvolver a educação no Brasil? Como você enxerga o Ensino Médio e o sistema educacional? Quem faz a aula, o professor ou o aluno? O que é um bom professor?
A partir dessas respostas, promoveu-se uma discussão entre alunos, com a contribuição dos participantes do Simpósio.
Foi surpreendente ver como os alunos estão amadurecidos e têm uma posição crítica e consciente de como podemos realmente fazer uma proposta de mudança no cenário educacional brasileiro, partindo de opiniões de quem mais está inserido nesse processo: professores e alunos.
Para João Victor “a educação surge da vontade do aluno e do professor de promoverem o aprendizado em conjunto. Parte-se de uma relação de cumplicidade e diálogo, em que é fundamental a autonomia do aluno. No Andrews encontro esse ambiente de abertura que faz o aluno ser agente de processo transformador do aluno em cidadão.”