Simpósio Nacional de Educação (Ensino Médio)

A fundação Cesgranrio criou um Simpósio para discutir a Formação dos Professores e inovou ao propor, em uma das mesas, uma discussão envolvendo alunos do Ensino Médio.

A partir da exibição do filme “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden, um documentário sobre jovens e professores que discutem a importância da escola de Ensino Médio, foi disparado o debate.

Com a coordenação do Professor Leonardo Giorno, da Fundação Osório, e a moderação do Professor Paulo Rosa, seis alunos de escolas do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de falar sobre os professores, as escolas e a educação de hoje.

Foram convidados os alunos:

- João Victor Conde Kelly -  Colégio Andrews

- Vitor Pereira Laprovita - Fundação Osório

- Jorge Matheus Rosende Costa - Colégio Estadual Chico Anysio

- Cristobal Dourojeanni Canales - Colégio Teresiano

- Pedro Jatene - Colégio Santo Inácio

- Searon de Moraes Cabral - Instituto de Educação Sarah Kubitschek

O debate começou com a proposta de cada aluno se apresentar e colocar qual a sua opção de carreira.

Após a apresentação de cada aluno, o coordenador lançou questões: Você trocaria de escola? Qual o perfil do bom professor? Se você fosse o Ministro da Educação, qual a sua proposta para desenvolver a educação no Brasil? Como você enxerga o Ensino Médio e o sistema educacional? Quem faz a aula, o professor ou o aluno? O que é um bom professor? 

A partir dessas respostas, promoveu-se uma discussão entre alunos, com a contribuição dos participantes do Simpósio.

Foi surpreendente ver como os alunos estão amadurecidos e têm uma posição crítica e consciente de como podemos realmente fazer uma proposta de mudança no cenário educacional brasileiro, partindo de opiniões de quem mais está inserido nesse processo: professores e alunos.  

Para João Victor “a educação surge da vontade do aluno e do professor de promoverem o aprendizado em conjunto. Parte-se de uma relação de cumplicidade e diálogo, em que é fundamental a autonomia do aluno. No Andrews encontro esse ambiente de abertura que faz o aluno ser agente de processo transformador do aluno em cidadão.” 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017