A construção da identidade profissional
O Andrews busca contribuir para a construção de vidas em que se harmonizem êxito acadêmico e realização pessoal, o que inclui a formulação de Projetos Pessoais de Vida. O objetivo de caráter mais imediato e mensurável do Colégio é dar ao aluno plenas condições de prosseguir na sua vida acadêmica com uma sólida formação geral que o qualifique a ser aceito e a cursar, futuramente, com segurança, as melhores instituições de ensino superior. Principalmente, aquela que o aluno vier a escolher.
O Colégio pretende, portanto, qualificar seus alunos para a continuidade dos estudos em nível superior. É sobretudo a realização pessoal que deve predominar ao fim do caminho percorrido. Mais do que assegurar o ingresso na Universidade, importa orientar cada um no processo de escolha profissional.
Por essa razão, um dos braços do Projeto Pedagógico do Andrews no Ensino Médio, o Projeto Profissional Universitário (PPU), tem como foco a produção da identidade profissional do jovem. Esta vai sendo delineada a partir do que cada um vai percebendo de suas características, suas aptidões e seus desejos.
Em virtude da pouca idade dos alunos, toda essa conjuntura é enfrentada de forma geralmente precoce. Os dilemas e as angústias que envolvem essa definição são cada vez mais intensos. Por isso, o Andrews entende que, eventualmente, esta opção possa ser percebida e vivida como sendo apenas uma primeira escolha, provisória e transitória.
Apesar dessa circunstância, o Colégio acredita que a perspectiva de um projeto pessoal - ainda que apenas esboçado - pode ser importante para conferir sentido ao percurso que o estudante tem pela frente no Ensino Médio.
Todas as estratégias de Orientação Profissional inseridas na trajetória escolar são experiências que fortalecem o
aluno como ser livre, cidadão perante ele mesmo, dentro da sua família e em seu meio social.