Acolhimento e escuta na retomada de atividades presenciais

A retomada de atividades presenciais no Andrews foi precedida de encontros acolhedores, organizados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), para os diferentes públicos envolvidos: colaboradores, professores e alunos.

No dia 15 de setembro, a Equipe Pedagógica teve uma manhã de reencontros, uns acolhendo os outros, sem beijos e abraços, mas todos muito saudosos e com grandes expectativas. 

Na semana de 21 a 25 de setembro, o SOE recebeu as Babás e os Inspetores, importantes colaboradores. A escuta necessária antes da retomada ao trabalho presencial foi realizada com a mediação das Orientadoras Educacionais, em uma Roda de Conversa, na qual todos tiveram oportunidade de falar. 

As Babás da Educação Infantil tiraram proveito desses encontros, falando sobre o que viveram e trazendo as experiências mais significativas do período de distanciamento social. Nos segmentos Fundamental II e Ensino Médio, o SOE organizou o encontro nos dias 22 e 23 de setembro. O recurso disparador da escuta foi o tema “Experiência vivida na Pandemia”. Deixar falar e escutar sobre o que mudou ou vai mudar na vida de cada um foi considerado essencial para a Equipe. Todos foram estimulados a nomear sentimentos, compartilhar as perdas e os novos desafios. Recebidos com música ou, ao final, com um texto reflexivo, os Inspetores falaram e se ouviram em um clima de muita emoção e empatia. Com essas estratégias, o encontro tornou-se mais humano e cheio de significados.

Os Professores da Educação Infantil e do Fundamental I participaram do Re-encontro de Acolhimento no dia 28 de setembro. A tônica foi acolher o luto de uma volta diferente, para uma outra escola e cuidar da frustração diante da nova realidade. O convite para a reunião, além de mencionar que já é tempo de re-construir o espaço escolar, re-tomar o chão físico e re-estabelecer os laços com o cotidiano no Colégio, incluiu o link para a palestra (gravada) sobre procedimentos de segurança. Os professores que fazem parte do grupo de risco não estavam presentes, mas puderam participar por meio de transmissão ao vivo.

O encontro foi dividido em quatro momentos: respiração, símbolo maior da vida; circulação da palavra, símbolo maior da comunicação; expressando-se com as máscaras, uso do corpo todo como linguagem; e informação, orientações para o dia a dia no Colégio em tempos de pandemia. Também foi promovida uma Roda de Conversa, mediada pelas Orientadoras Educacionais, com grupos de 11 Professores, a partir da questão: “O que você sente, pensa quando ouve “volta às aulas presenciais?”

No dia 1 de outubro, os Professores do Fundamental II e do Ensino Médio reuniram-se em torno do tema: “O novo lugar que pertencemos quando retornarmos: o que caberá ao professor a partir de agora?”. Além da Roda de Conversa, foi organizado um tour pelos espaços da escola, com o apoio dos Coordenadores, para apresentar a organização, os cuidados e as novas regras de convivência construídas para receber os alunos, atendendo aos protocolos definidos.

De 5 a 9 de outubro, os alunos foram recebidos e acolhidos com Rodas de Conversa. Na Educação Infantil, as perguntas disparadoras para eles contarem suas experiências e sentimentos ao retornarem no presencial foram: Do que sentiram mais saudade da escola? E o que fizeram no tempo que precisaram ficar em casa? A proposta teve o objetivo de valorizar os aprendizados (cozinhar, brincar, limpar, organizar, cuidar, etc) que não foram institucionais, mas que são significativos para o desenvolvimento humano.

Os alunos do Fundamental I foram recebidos pelo SOE, e puderam, em Rodas de Conversa, falar sobre o sentimento/ emoção de retornar ao Colégio, o que mais sentiram falta/ saudade, os estranhamentos nesse “novo Colégio”, o que esperavam encontrar e o que encontraram.

No Fundamental II e no Ensino Médio, a primeira atividade planejada pelo SOE foi voltada para a escuta e a reconexão com o espaço/lugar escola, também em uma Roda de Conversa, dando continuidade ao Projeto de Saúde e Bem Estar realizado no mês de setembro para esses segmentos.

Apesar dos espaços modificados, demarcados e com protocolos de segurança, rever amigos, inspetores, funcionários e professores, depois do longo período em casa, despertou sentimentos de afeto e de alegria em todos.

 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017