Alunos do 8º ano fazem releituras de pinturas clássicas do Barroco

As turmas do 8º ano estão estudando o período da Arte Barroca, que se originou no século XVII na Itália. O movimento artístico é caracterizado pela dualidade de claro e escuro, além de se utilizar de diversas ferramentas para emocionar o público. Apesar de ter começado no continente europeu, o Barroco se alastrou pelo mundo, incluindo o Brasil.

“Marcada pela exuberância, a proposta e a estética da Arte Barroca ressaltava o dinamismo, a emoção e a dramaticidade”, explica a professora de Artes Isabela Abad. A partir do estudo dessas características, os estudantes realizaram um projeto onde fizeram releituras de duas obras famosas do período: “O Rapto de Europa” de Peter Paul Rubens e “As Meninas” de Diego Velázquez.

Os alunos escolheram uma delas e puderam fazer uma releitura e brincar com os elementos da pintura. Em “O Rapto de Europa”, por exemplo, as pessoas retratadas na obra original viraram os personagens de “Os Simpsons” e, em outra obra, os anjinhos viraram pássaros da nossa fauna, como o tucano e a arara.

Os alunos realçaram aspectos como a assimetria, as diagonais, o movimento e a emoção, que são característicos desse período da Arte. As pinturas feitas por eles estão, agora, expostas em murais pelo Colégio.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017