Brincar para aprender: a importância da brincadeira na Educação Infantil

Os primeiros anos de uma criança na escola estão atrelados a práticas de brincadeiras e a universos lúdicos, que estimulam a construção do universo simbólico e ampliam a sua gama de conhecimentos e experiências.

De origem etimológica do latim, brincar significa divertir-se. O brincar, afinal, tem papel fundamental de representação do mundo, pois é neste ato que a criança elabora e simboliza a vida que experimenta. Além disso, o brincar também auxilia no desenvolvimento de algumas habilidades e capacidades da criança, como a autonomia e a criatividade, além de aprimorar suas relações sociais e concepções cognitivas.

Aqui no Andrews, valorizamos o espaço em que os alunos podem aliar a diversão com o aprendizado. Pensando nisso, nossos alunos da Educação Infantil participam todos os anos da ”Semana do Brinquedo e da Brincadeira”, uma semana de atividades diversas na qual as crianças aprendem um pouco mais sobre brincadeiras do passado, a origem das brincadeiras atuais e também sobre outras culturas, sem deixar a diversão de lado.

Por que a brincadeira é importante na Educação Infantil?

Através do brincar, os alunos podem construir conceitos, além de exercitar suas relações sociais, muito importantes para o desenvolvimento da criança nessa etapa. É brincando que nossos alunos aprendem sobre o mundo ao seu redor,  sobre o seu corpo, e sobre as relações interpessoais, ganhando consciência de seus movimentos e, também, do espaço ocupado por eles.

Como acontece a Semana do Brinquedo e da brincadeira

Ao longo de toda a semana, nossos alunos possuem atividades que focam em viver diversas experiências simbólicas e relacionais às crianças. As atividades são distribuídas em três eixos norteadores: Brincadeiras de Outro Tempo, Brincadeiras de Outro Lugar e Invenções de Brincar.

Ao entrar em contato com práticas de outras gerações, como a dos pais ou dos avós, as crianças podem entender e experimentar brincadeiras que ainda não conhecem, podendo ampliar seu repertório cultural. 

Com brincadeiras de outros lugares, os alunos conhecem culturas diversas e lugares diferentes sem sair da sala de aula. Os professores explicam sobre os lugares de onde as atividades vieram e as crianças também experimentam criar os próprios brinquedos e formar novas brincadeiras!


 

 

Galeria de fotos

Semana da Brincadeira 2022

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017