
Colégio Andrews é destaque no Pisa para Escolas desde 2017
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Há mais de uma década o programa avalia e compara sistemas de educação do mundo todo, com mais de 80 países e economias participantes.
A edição piloto do programa no Brasil aconteceu em 2017, e o Andrews foi o primeiro Colégio particular do Rio de Janeiro a ter o desempenho de seus alunos reconhecido pelos padrões estabelecidos pela OCDE.
Para compor o estudo, foram selecionadas 47 escolas do Ensino Médio em todo o país, tanto de redes públicas quanto privadas, cujo desempenho fosse de excelência comprovadas no Enem, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo foram 16 escolas privadas no Brasil e, no Rio de Janeiro, o Andrews foi o único Colégio a participar.
Com informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, os resultados do Pisa permitem que cada país/escola avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países e também aos principais fatores que contribuem para a aprendizagem de cada um, dentro e fora da escola.
Colégio reconhecido pelos padrões da OCDE
O Andrews, desde a primeira edição, realiza a cada três anos a avaliação com seus alunos, apresentando resultados acima da média brasileira e em comparação com escolas de outros países e economias, como Chile e Portugal.
O Pisa avalia três domínios – leitura, matemática e ciências – em todas as edições. E a cada edição é avaliado um domínio principal, chamados inovadores, como Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência Global.
A edição de 2021 foi extremamente significativa por ter sido aplicada ao grupo de alunos que retornava do longo período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. Os resultados colhidos apontam padrões de desempenho bastante satisfatórios, confirmando o bom trabalho desenvolvido, mesmo pelo ensino remoto emergencial.
A aplicação da prova também avaliou e, acha importante, a percepção dos alunos. Por isso, também investiga as dimensões socioemocionais e depoimentos sobre como os estudantes atravessaram aquele período. No Andrews, mais de 80% dos alunos, por exemplo, acredita que os conteúdos estudados nas aulas de ciências serão benéficos para a sequência acadêmica e profissional.
Segundo o diretor do Colégio Andrews, Pedro Flexa Ribeiro, os atuais alunos do Andrews integram uma geração de brasileiros que ao longo de suas vidas irão interagir, colaborar e competir com seus contemporâneos de todas as nacionalidades. “Por essa razão, faz sentido um ensino que considere também referências internacionais. Assim, o Andrews já tem prevista a participação de um novo grupo de alunos em edição do exame a ser aplicada ainda este ano”, ressalta.