Educação Financeira para alunos do Ensino Médio

O Projeto COLMEIA, componente curricular multidisciplinar desenvolvido no Ensino Médio, oferece em um de seus favos 2021 a possibilidade de os alunos aprenderem sobre Educação Financeira. O curso apresenta conceitos elementares de economia e finanças, com o objetivo de fornecer insumos para um comportamento financeiro responsável. 

Para tratar de temas como orçamento individual e familiar, reflexão sobre o quanto gastamos sem perceber, como fazer escolhas financeiras e de investimentos, o Andrews conta com a parceria do IBMEC, representado pelo Prof. Ricardo Macedo, economista pós-graduado em Administração Financeira e Mestre em Economia, com atuação em instituições financeiras e órgãos públicos, e há 20 anos exercendo a função de professor.

Para ele, que já ministrou outros cursos deste gênero para alunos do Ensino Médio, o ponto mais importante da educação financeira para os jovens estudantes é desenvolver a autonomia. “Apesar de estarmos trabalhando no campo das finanças, os alunos aprenderão a planejar e serão capazes de tomar decisões em relação a projetos futuros”, afirma.

“A experiência está sendo excelente! O interesse é grande e os alunos querem entender o funcionamento do mundo das finanças. O nível de educação financeira da turma é muito bom. O conhecimento deles me surpreendeu, pois a maioria já leu bastante a respeito”, observa o Prof. Ricardo Macedo. 

Nas aulas, a turma está aprendendo, por exemplo, a separar os gastos essenciais dos supérfluos, a relacionar despesas e fontes de recursos, a verificar se a receita é compatível com os gastos, a elaborar orçamento e controlar as contas, a decidir sobre como investir, a entender o funcionamento do mercado financeiro e a diversificar os investimentos para ganhar com o menor risco e conquistar uma aposentadoria tranquila.

“Uma das principais motivações foi desmistificar as finanças e fazer conexão com o que se ensina nas escolas. Outro ponto, foi a possibilidade de quebrar barreiras e estimular a busca de mais conhecimento sobre o assunto para que seja um meio de proporcionar uma maior qualidade de vida. E para isso, planejar é fundamental”, comenta Ricardo.


 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017