Favo Argumentação e Oralidade traz habilidades importantes para o mundo contemporâneo

Um dos favos 2021 do Projeto COLMEIA – componente curricular multidisciplinar desenvolvido no Ensino Médio – tratou do tema “Argumentação e Oralidade”. O curso teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades comunicacionais como retórica, argumentação e oratória em diferentes cenários.

Para conduzir as aulas, o Andrews convidou o Prof. Carlos Eduardo Guerra, do IBMEC. Para ele, que depois de 28 anos de profissão, lecionando em graduação e pós-graduação, pela primeira vez ministrou um curso para alunos do Ensino Médio, a experiência foi “absolutamente fascinante”. 

“É a segunda vez que dou este curso no Andrews e alguns fatores chamaram muito a minha atenção. Encontrei alunos extremamente maduros, muito bem formados, e com um domínio impressionante da Língua Portuguesa. Isso é muito importante para a disciplina”, observa o Prof. Guerra.

O programa do favo habilitou os alunos não só a argumentar, mas a compreender a argumentação. De acordo com o Prof. Carlos Eduardo, o curso teve como pano de fundo a questão das redes sociais. “A ideia foi propiciá-los a compreender a rede social a partir da argumentação e da retórica. Eles observaram como funciona a argumentação dentro desses ambientes. Penso que eles saíram amadurecidos em relação a esse olhar. Não há um discurso contra, mas sim uma compreensão de como as mídias sociais funcionam, com seu lado positivo e seu lado negativo”, afirma o professor.

No que tange ao exercício profissional, o Prof. Guerra destaca que a área de Humanas é muito propícia à argumentação, principalmente o Direito. “Entretanto, no mundo contemporâneo, saber argumentar vale para todas as profissões”, comenta.

“Quero parabenizar todo o corpo docente do Andrews pela formação de seus alunos. Eles são muito bem estruturados e, ao longo do curso, ficou muito claro a compreensão deles em relação ao novo panorama que estamos vivendo”, conclui Carlos Eduardo Guerra.



 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017