Fundamental II participou da Mostra "Arte por toda parte"

“Arte por toda parte” traz um pouco do que foi realizado pelos alunos do Fundamental II ao longo dos últimos meses. Os trabalhos desenvolvidos para essa Mostra relacionam e dão significado aos conteúdos estudados nas diferentes disciplinas. Os projetos buscaram construir uma leitura mais crítica do mundo através da ampliação do repertório artístico e da construção de conhecimentos por meio da Arte produzida ao longo da história da Humanidade.

“Em diferentes disciplinas, os alunos foram convidados a comunicarem seu aprendizado através expressões artísticas. Diversos projetos se articularam, tendo como objetivo maior dar visibilidade ao potencial criativo dos alunos”, explica Alexandra Wertheimer, Orientadora Pedagógica.

O grupo do 6º ano exibiu vários trabalhos. “Um dia na minha quarentena” tratou do gênero textual “Diário” através da ferramenta Padlet; “A Arte da Palavra”, realizada com a ferramenta Jamboard, propôs a interpretação de frases retiradas de obras de Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e José Mauro de Vasconcelos. A proposta de “A palavra em todos os lugares” ampliou o contato com a arte literária. Os alunos também fizeram maquetes, fotos e desenhos, criados com base na trilogia “Quarto em Arles”, do pintor Vincent Van Gogh, representando seus próprios quartos. Além disso, estudaram diferentes ângulos fotográficos, resignificando um mesmo objeto de seu cotidiano para o projeto “O Olhar, os olhares”. O 7º ano falou sobre o momento que vivemos, mais especificamente sobre as atividades escolares online, de forma bem humorada usando “Memes”.

O 8º ano divulgou um livro audiovisual de receitas, que além de praticar o uso de verbos no modo imperativo, valorizou a culinária e a cultura nacionais. Para produzí- -lo, os alunos gravaram vídeos com a preparação de pratos típicos e compartilharam no mural coletivo.

O 9º ano aproveitou os paradidáticos lidos em sala para produzir podcasts criativos, gravados em Português e em Inglês, a partir de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, e também elaborar um “diário de bordo” ilustrado sobre o livro “Da cor da esperança: a libertação dos escravos”, de Márcia Abreu. Já o trabalho “How to survive a pandemic” uniu textos/temas e imagens, ressignificando obras de artes para o momento atual, e na atividade “Arte e Fotografia” os alunos criaram fotografias artísticas e explicaram o conceito de suas produções.

Também fizeram parte dos projetos apresentados pelos alunos de 8º/9º ano releituras de obras de arte criadas no “Desafio do Museu Getty”, propostas a partir da visitação virtual ao acervo de diversos museus.

Todas as séries do FII participaram do projeto “Desafio Andrews no Museu”, com releituras extremamente sensíveis, de obras de arte famosas, a partir dos recursos disponíveis em casa.

 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017