Fundamental II participou de formação digital

As turmas do Fundamental II participaram de encontros com as Professoras Bárbara Campos e Mariana Araújo do Setor de Mídia e Educação (SME). Os alunos receberam instruções sobre a utilização das Salas de Aula Google, da plataforma Moderna Compartilha e dos diferentes equipamentos eletrônicos, e conversaram sobre os cuidados e orientações sobre o uso destes materiais para fins pedagógicos.

“Nosso intuito foi acolher os alunos novos que ainda não conheciam as Salas de Aula Google e relembrar seu funcionamento e suas possibilidades para alunos antigos, além de apresentar as funcionalidades da nova plataforma que será utilizada este ano. Durante os encontros, as Orientadoras Educacionais conversaram com eles sobre a responsabilidade digital”, conta Mariana Araújo.

Essas semanas de formação são importantes e produtivas para o nivelamento e o esclarecimento de dúvidas. Para Alexandra Wertheimer, Orientadora Pedagógica, é uma oportunidade de o aluno rever as normas de segurança digital, conhecer os novos recursos eletrônicos e relembrar alguns combinados. A exemplo, ela cita: “combinamos que o uso destes recursos será avisado com antecedência pelo mural da Sala de Aula Google”.

O aluno utilizará estas ferramentas de forma complementar, ou seja, como um suporte em sala de aula, mas não o único. Isso o possibilita, por exemplo, realizar pesquisas online durante parte da aula, fazer registros em seu caderno, participar de grupos de estudo a partir das diferentes informações obtidas, solucionar situações propostas pelos professores, entre outros.

Os encontros para formação acontecem de acordo com a demanda e o mapeamento feito pelo Serviço de Orientação Pedagógica e pelo SME. Dessa forma, podem ocorrer mais de uma vez ao longo do ano. Para este início de 2021, os alunos estavam bastante curiosos com as novidades.

“As dúvidas e as dificuldades variam de acordo com cada série. Os alunos do 6º/7º ano têm mais dificuldades técnicas. Já as turmas do 8º/9º ano têm mais familiaridade e autonomia com o uso das plataformas digitais. Todos compreendem bem o que é a utilização de dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos. A Cidadania Digital é um tema muito abordado pelo Colégio, o que faz os alunos serem conscientes com o uso das redes e tenham responsabilidade desde cedo”, conclui a Profa Mariana.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017