"O Dilema das Redes": documentário foi debatido no 9º ano

No último dia 3 de novembro, o 9º ano participou de um debate planejado pela Orientadora Educacional Jane Rapoport sobre o documentário “O dilema das redes”, que alerta sobre o impacto das redes sociais na democracia e na humanidade. A atividade buscou integrar os alunos com o futuro segmento que vão cursar, e contou com a presença de Raphael Kapa, Professor de História do Ensino Médio e, também, jornalista. Por isso, pôde falar do tema com propriedade.

“Essa troca é importante para atenuar a transição de segmentos, que pode ser vista como uma ruptura pelos alunos, pois surgem novas disciplinas e novos professores. Quando há essa integração, eles percebem que existe linearidade e coerência entre o corpo docente e a proposta do Colégio”, observa Raphael. 

O documentário foi sugerido pela Orientadora Educacional, tendo em vista que é um tema atual e pertinente a esta faixa etária. “A curiosidade vinda dos alunos sobre um tema tão complexo, mas também cotidiano, é muito importante. A reflexão deve ser sempre desenvolvida de forma crítica e pedagógica”, acredita Kapa. 

Os alunos participaram com interesse e aproveitaram a atividade para ampliar perspectivas, compartilhar percepções e construir as suas próprias opiniões. Eles comentaram sobre as transformações dos meios tradicionais de comunicação e a concentração da informação cada vez mais no celular (redes sociais). Discutiram também sobre a rápida circulação das informações sem nenhum tipo de curadoria, nem de filtro. 

O Professor Kapa destacou a importância de “beber de diferentes fontes” para criar opiniões mais variadas e explicou como cada clique gera renda para os sites de notícia. Com o objetivo de trazer mais um ponto de vista, também apresentou aos alunos um vídeo do jornalista André Fran comentando sobre o filme. 

Surgiram muitas perguntas ao longo do encontro, como por exemplo a da Professora Alessandra Gonzales, que indagou “o que podemos fazer para contribuir para a resolução dos dilema das redes?”. A Orientadora Educacional Jane Rapoport refletiu sobre “o quão manipulável nos deixamos ser pelas novas tecnologias?”. A aluna Manuela Rodrigues acrescentou que, quando conversa com seus amigos e todos concordam entre si, buscam questionar seus pontos de vista para considerarem diferentes opiniões. O Prof. Raphael elogiou a atitude, e disse: “para construir argumentos é importante pensar também nos contra-argumentos”.

 Ao final da conversa, concluíram que saber fazer um uso saudável e consciente das redes sociais é o melhor caminho. Não é preciso sair por completo dos meios online, mas usar com equilíbrio, observando sempre para não se deixar ser manipulado.


 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017