O direito de escolher

O Ano de 2022 marcará a educação no Brasil com a transição para o “Novo Ensino Médio”, um modelo que é apresentado com o objetivo de valorizar as escolhas dos alunos durante os três anos que compõem o segmento.

Nos moldes atuais, o aluno passa por um currículo predeterminado que abrange as matérias tradicionais do Ensino
Médio, mas abre pouca margem para o aprofundamento dos conhecimentos de interesse individual do estudante. Essa questão motivou o desenvolvimento de Itinerários Formativos, peça fundamental para o funcionamento do novo modelo proposto.

O currículo vigente traz consigo um enquadramento que se mostrou pouco convidativo para gerações de estudantes, além de criar um controle sobre o conteúdo que pode ou não ser propagado nas escolas. Os Itinerários Formativos são uma organização curricular concebida para dar o direito de escolha aos que estão descobrindo suas personalidades e criando seus projetos de vida, apresentando as áreas do conhecimento de sua aptidão, aprofundando-as e diferenciando-as.

Os Itinerários Formativos serão trabalhados em conjunto com um núcleo comum de Formação Geral Básica e poderão ser atravessados por eixos estruturantes, tais como: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo. A divisão foi feita a partir de focos pedagógicos específicos e expande as possibilidades de escolha para os alunos.

O Andrews entende que aprender a escolher é um importante objetivo na etapa do Ensino Médio. Por isso, antecipando-se ao espírito da Reforma, criou uma forma de organização própria, em coerência com a sua identidade. O Projeto COLMEIA, se estrutura em três diferentes eixos: a Condição Humana, o Mundo Acadêmico e o Mundo do Trabalho. O aluno opta a cada trimestre por um dentre seis componentes curriculares (os favos) oferecidos à parte da grade regular na 1ª e 2ª séries. Ao final de dois anos, cada aluno terá cursado seis favos, e dessa forma, entrado em contato com diferentes temas e perspectivas, fortalecido seu projeto de vida e exercitado seu poder de escolha.

A educação abrange muitas dimensões, incluindo aprender a escolher. Desenvolver a curiosidade, a autonomia e a
autoria desde cedo é essencial para a formação do aluno e preparação para a vida profissional. O direito de construçãodo próprio caminho deve ser exercitado desde o Ensino Médio. Afinal, escolher envolve uma importante forma de autoria e de produção da identidade de cada um.

 

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