O que é o Novo Ensino Médio? Tire suas dúvidas

O Novo Ensino Médio entrou em vigor a partir de 2022, mas ainda existem muitas dúvidas acerca da reforma e do novo modelo de ensino, que trouxe mudanças significativas e importantes para os estudantes de todo o Brasil.

Por isso, trouxemos algumas das principais dúvidas que pairam a mente de alunos, professores, pais, responsáveis e pessoas que não estão familiarizados com o tema.

Lembrando que cada escola pôde oferecer diferentes modelos de ensino e itinerários, de acordo com o que faz sentido para a instituição e seus alunos, não existindo um modelo único.

Para saber especificamente sobre o Novo Ensino Médio do Andrews e suas intencionalidades, clique aqui.


O que é o Novo Ensino Médio?

É um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica ou profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.


O que muda com o Novo Ensino Médio?

Com as alterações na lei, as instituições de ensino precisaram mudar a sua estrutura curricular. O Novo Ensino Médio agora está dividido de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter obrigatório, e Itinerários Formativos (Trilhas de Aprendizagem), escolhidos pelos próprios estudantes.


O que é a Base Nacional Comum Curricular?

É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


O que são Itinerários Formativos?

Os itinerários formativos são unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para concretizar o seu projeto de vida, independente do caminho que ele optar, seja com o foco acadêmico no ensino superior ou na formação técnica profissionalizante.


O que muda na grade curricular?


A BNCC abandonou a ideia de disciplinas e adotou um novo conceito, o de habilidades e competências por áreas de conhecimento. O documento define 4 áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.


Como fica a carga horária?

O total de horas definido pela lei é de 3 mil, que deve ser dividido entre a formação geral básica e os itinerários formativos. Sendo assim, serão 1.800 horas dedicadas às áreas de conhecimento definidas pela BNCC e as 1.200 restantes aos itinerários formativos. No entanto, os últimos podem ser flexíveis e fica a cargo da instituição decidir a divisão ao longo dos três anos do segmento.


As disciplinas de Ciências Humanas e Sociais deixarão de ser obrigatórias no Novo Ensino Médio?

Filosofia, Geografia, História e Sociologia fazem parte da área de conhecimentos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e seus conteúdos devem ser ministrados normalmente no Novo Ensino Médio.


O ENEM vai mudar?

Ainda existem muitas incertezas acerca de como será o exame, a previsão é de que o ENEM alinhado ao Novo Ensino Médio comece a ser aplicado a partir de 2024.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017