Parabéns aos Professores pelo Dia 15 de outubro

Esta edição presta uma homenagem mais do que especial aos Professores pelo Dia 15 de outubro. Na impossi-bilidade de entrevistar todos, alguns profissionais foram escolhidos para representar o empenho e a criatividade de toda a Equipe que, junto com o esforço institucional do Andrews, possibilitou que o ensino chegasse até os alunos dessa forma tão diferente que 2020 exigiu. Os depoimentos que se seguem mostram qual foi o sentimento ao precisar estar fisicamente longe do Colégio, como foi esta experiência e como eles enxergam o papel do Professor neste momento.

DANIELA SOARES | PRÉ II B

“No início vivi um turbilhão de sentimentos. Senti medo e tristeza por não saber o que ia acontecer. Ao mesmo tempo sentia tanta saudade... das crianças, dos abraços, das risadas; saudade da minha equipe, de todas as pessoas que encontrava todos os dias no Colégio e que fazem parte da minha vida. Mas, nada como o tempo. Embora tenha sido cansativo e desafiador, a experiência de reinventar e aprender novas formas de ser professor da Educação Infantil permitiu novas aprendizagens. Preparar diferentes videoaulas com atividades para as crianças passou a fazer parte do meu cotidiano. E o tempo passou... Lembro da alegria que senti ao rever e ouvir cada criança no nosso primeiro encontro no meet. Foi tão maravilhoso e mágico! Acredito que, no contexto atual, o professor precisa buscar se atualizar, estudar, compreender melhor como estabelecer interações e favorecer aprendizagens para a criança pequena a partir do ensino remoto e lúdico. E claro, sempre acolhendo, tendo um olhar cuidadoso e generoso para cada criança, e para nós mesmos”.

ANNE SCHIPPER | ARTE | 1º E 4º ANO

“No início foi muito difícil e ameaçador. Senti um grande vazio e fiquei ‘sem chão’. Aos poucos, na medida que dominei os meios tecnológicos do ensino remoto e (principalmente) estabeleci uma boa comunicação virtual com meus alunos, foi gratificante. Aprendemos a ‘fazer escola’ em um formato totalmente novo. Os dias foram passando e percebi que conseguimos! O Projeto Pedagógico de Arte avançou! Pude constatar isso ao receber, dos meus alunos, trabalhos artísticos bem elaborados e com perceptíveis avanços no aprendizado da Arte. Vejo que o papel do professor mudou bastante e que é um caminho sem volta. Se a tecnologia, como ferramenta
de ensino, já fazia parte da nossa prática diária, agora ela se intensifica. Realizamos, por exemplo, passeios virtuais por diversos museus e centros culturais ao redor do mundo, experiência extremamente enriquecedora para a expansão do repertório cultural dos nossos alunos”.

ELIANE MARTINS DA COSTA | SALA DE LEITURA EPRODUÇÃO TEXTUAL | 1º AO 4º ANO

“O sentimento foi de perda, saí sem querer do meu porto seguro e precisei construir um novo lugar. No início não foi fácil, dar aula tornou-se um desafio. Tive que entrar rapidamente no mundo virtual para restabelecer a comunicação com os alunos e ao mesmo tempo criar novas formas para transmitir as atividades pelo novo meio de comunicação. E o resultado? Foi positivo! Hoje vejo o quanto aprendi e estou aprendendo. É surpreendente o poder que temos para transformar o que parecia impossível no possível. Atualmente, apesar do distanciamento físico, estou mais próxima dos meus alunos. Estabelecemos um vínculo de confiança e carinho. O professor está criando novas estratégias para envolver ainda mais os alunos no processo de ensino e aprendizagem, sempre com muito afeto e cuidado. Estamos vivendo uma grande oportunidade para fazer diferente e não vamos deixar passar. Esse aprendizado é para vida”.

REGINA SALDANHA | CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |5º ANO

“Inicialmente tive um misto de medo e estranhamento. Dar aula forado Colégio, sem os olhares curiosos, as interações? ‘Ensinar’ em outro espaço parecia impossível. E a saudade do dia a dia, a falta do contato com o outro, o pátio barulhento? A sala de aula agitada e calorosa daria lugar a telas frias do computador? Não me parecia real. Tudo tão diferente, tão novo... Divagando entre todos esses pensamentos, relembrei o tema deste ano, “Como construímos nosso(s) lugar(es)?”, e foi a partir dele que mergulhei na ‘construção desse novo lugar’. Posso dizer com toda certeza que esta foi a maior experiência e o maior desafio profissional que vivi. A alegria de ver que toquei os alunos, mesmo que virtualmente, mudou completamente minha visão de aprendizado. Nunca foi tão real o papel de mediação do professor, como aquele que está entre o aluno e o conhecimento. Ficou evidente a responsabilidade como educador, enfrentando desafios, reinventando seu ensinar”.

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017