Pensando sobre ser aluno do Pré II

A Educação Infantil é um tempo de fundamentar na criança o processo educativo formal, que será a base de sua relação com o aprender. Para investir na construção do papel do aluno, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) está envolvendo as crianças do Pré II na confecção de um documento que busca responder: o que é ser um aluno do Pré II?

Através das experiências e dos desafios da convivência, do brincar e do expressar-se, os principais aprendizados para esta formação do aluno vêm sendo pensados pelas próprias crianças. De forma divertida, elas utilizaram emojis para responder a um formulário, a partir da reflexão sobre elas mesmas, na construção desse lugar de aluno. Pensar sobre si é também uma forma da criança diferenciar-se do outro e construir a sua singularidade.

“Em um sentido amplo, construir o papel de aluno está associado ao processo de desenvolver a autonomia da criança. Convidá-la a refletir sobre o seu lugar de sujeito, na sua atuação com o outro, na sua relação com o aprender, abre caminhos e dá a ela instrumentos para isso. Proporcionar à criança um espaço para que ela se apresente como um sujeito capaz e atuante no próprio caminhar é um trabalho de longo prazo. É algo que se inicia na Educação Infantil e vai ganhando maior formalização no Ensino Fundamental”, afirma Iris Ferraz, Coordenadora Pedagógica.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017