Projeto de Liderança do Colégio Andrews

O Projeto de Liderança é um dos diferenciais do Colégio Andrews, que busca colaborar e construir valores para o exercício da cidadania e para a vida em grupo. À luz do Projeto Educativo do Andrews e fundamentado nos princípios da Instituição, o aluno é sujeito do seu processo de aprendizagem. Por isso, é fundamental, que desde cedo, cada estudante seja considerado um interlocutor apto por todos do ambiente escolar.

Todo grupo social precisa de um líder para falar e pensar junto sobre suas demandas, ter sua fala representada em outras instâncias, fazer valer - surgir o que de melhor o grupo possui e contribuir para organizar e sistematizar as tomadas de decisão. Em uma sociedade cada vez mais dinâmica e recorrente de recursos e profissionais hábeis, é necessário que as crianças encontrem espaço para desenvolver uma liderança baseada em valores sociais e institucionais para construir e comunicar. 

 

O Andrews propõe-se a promover a construção de vidas em que se harmonizem êxito acadêmico e realização pessoal. O estímulo à liderança é essencial para desenvolver responsabilidades e competências voltadas para a importância do coletivo e como o individual atua no espaço da coletividade.

 

Pensando nisso, o Projeto de Liderança é desenvolvido em todas as séries/segmentos diferentes, adequando sempre às especificidades de cada faixa etária. O Colégio não sobrepõe o coletivo ao individual, e  reconhece a legitimidade da voz de cada aluno dentro do grupo que faz parte.

As diferentes formas de representação estudantil são direitos e possibilidades ao alcance do aluno, mas não são obrigatórias. Ainda que isolado do grupo, cada estudante tem o direito de se fazer ouvir por todos da escola.

Representação de Turma é encorajada desde a Educação Infantil

O Andrews entende que princípios de cidadania devem ser vivenciados desde sempre na rotina da vida escolar. Dessa forma, encoraja formas de Representação de Turma desde a Educação Infantil, levando em conta as possibilidades e o desenvolvimento dos alunos em cada série.

Da Educação Infantil ao 1º e 2º anos do Fundamental I, são escolhidos dois colaboradores por dia, pelo grupo, com o auxílio da professora. Nos 3º e 4º anos, a escolha acontece semanalmente pela professora.

Do 5º ao 9º ano do Fundamental e Ensino Médio, é desenvolvido o processo de preparação e eleição dos Representantes de Turma ao longo do primeiro mês do calendário escolar. Os Representantes de Turma possuem uma gestão de um ano letivo, tendo como atribuições representar a turma, e ser o  porta voz das necessidades, dificuldades, insatisfações e sugestões voltadas para o funcionamento do grupo para o estudo e para o relacionamento da turma com as diferentes pessoas que fazem parte parte de seu processo de ensino-aprendizagem, além de orientar-se e discutir, nos diferentes setores da escola, questões de relevância para o grupo.

Ao longo do segundo segmento do Ensino Fundamental, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) atua de modo a desenvolver formas mais amadurecidas de representação de turma, encorajando a organização do Grêmio Estudantil do Andrews (GEA) e apoiando no desenvolvimento de diversos projetos e eventos que podem ir além dos muros do Colégio.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Colégio através do email secretaria@andrews.g12.br ou pelo telefone: (021) 2266-8010.

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017