Ritual de Passagem dos alunos do 4º e 5º anos

Os alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I fizeram uma viagem no tempo através do “Ritual de Passagem: uso da caneta”. A cerimônia é considerada um rito de passagem de uma fase acadêmica para outra, sendo vista como um momento solene que marca a mudança da escrita com o lápis para o início da escrita com a caneta.

Com um ambiente totalmente decorado para receber os alunos e incentivá-los a relembrarem o processo de aquisição da escrita, as turmas mergulharam na mudança que passarão a viver e com a responsabilidade de uma escrita mais cuidadosa. 

A Orientadora Educacional Valéria Cherpe, conversou com os alunos sobre as responsabilidades que virão após o uso do novo material. “É possível errar, usar uma fita corretiva e reescrever, mas precisamos estar cientes de que apesar dela apagar o que foi escrito, a rasura  permanecerá. Por isso, precisamos ter responsabilidade sobre o que  desejamos comunicar e usar os recursos que temos quando escrevemos para reduzir as rasuras que podemos fazer", disse.

As crianças tiveram um momento de contextualização da cerimônia em que ouviram a leitura do livro “Malala e seu lápis mágico”, da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, na qual a autora conta como enfrentou grandes obstáculos até encontrar dentro de si a força e as ferramentas necessárias para mudar o mundo.

Com uma história marcante que remete uma mensagem sobre como a escrita possui  força e que escrever é uma comunicação que traz a possibilidade de construir novos caminhos, os alunos debateram sobre a narrativa contada e a vivência que eles começarão a ter.

“Malala fala o quanto é preciso aproveitar as oportunidades e dar valor a cada detalhe recebido na educação. A partir desse momento vocês passam a ser reconhecidos como escritores que avançam com seus materiais. Desejo que todos possam usar a caneta com responsabilidade, empenho e investimento”, declarou a Orientadora Valéria Cherpe.

Segundo a professora Gisele Noel do 4º ano, a equipe foi tomada por um sentimento de grande expectativa desde a preparação para o evento. “Acompanhar as diferentes etapas do desenvolvimento dos alunos é sempre gratificante. Tudo foi feito em clima de solenidade para que os alunos percebessem o processo do ritual de passagem para o uso da caneta como um verdadeiro marco”, relatou.

Os alunos se emocionaram durante a cerimônia e refletiram sobre cada etapa que viveram e ainda vão viver na vida escolar. "Não é só escrever com a caneta, essa passagem mostra que vocês estão crescendo, se desenvolvendo e que a cada dia vocês podem superar novos obstáculos”, declarou Laila Correia, professora do 5º ano.

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017