Semana Literária do Andrews traz universo dos livros para a sala de aula e reforça o hábito da leitura

De 09 a 13 de agosto, os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I mergulharam no universo literário em uma semana repleta de atividades e conversas com escritores, ilustradores e editores. O evento desse ano teve como foco os 100 anos da escritora e dramaturga brasileira Maria Clara Machado. 

Autora de famosas peças infantis e fundadora do Teatro O Tablado, Maria Clara Machado foi homenageada com apresentações biográficas e com vídeos e peças mais conhecidas de sua carreira, como o seu texto mais adaptado para o teatro: “Pluft, o fantasminha”. 

Para a professora de Literatura Eliane Martins , os 100 anos da escritora marcam o quanto sua obra é especial e única até os dias atuais, além de reforçar o trabalho de grandes mulheres na Literatura e na dramaturgia. “A Maria Clara Machado foi precursora em produzir peças infantis que valorizam a inteligência das crianças.  Suas obras misturam a fantasia, a poesia e o humor dos livros para o teatro. Ela possui uma bagagem muito rica. Suas obras fazem parte da nossa Ciranda de livros”, relata.

Além da apresentação de obras clássicas da autora, diversos escritores e ilustradores estiveram presentes para contar mais detalhes sobre o universo literário para as crianças. A Design Editorial Patrícia Castro, trouxe um lado pouco conhecido pelos pequenos. Com foco em ilustração e diagramação de livros, Patrícia contou sobre o processo de criação de um livro e as escolhas que são feitas para produzir uma obra até chegar nas prateleiras das lojas.

“É muito importante que as crianças entendam todo o processo, de como um livro é criado e quais são os diversos profissionais que ficam por trás disso. Isso estimula a curiosidade e a imaginação sobre como o livro é encadernado, como é feita a capa, as folhas, além da interação com a forma e o manuseio. A imagem também é um aspecto muito importante quando estamos comunicando e desenvolvendo histórias”, conta a Design.

Os pequenos também foram ilustradores por um dia a partir das oficinas de ilustração e desenho. As crianças recriaram capas de livros clássicos e deixaram a imaginação e a criatividade entrarem em ação. Com muitos traços, cores e texturas, os alunos aproveitaram e botaram em prática os preceitos aprendidos nas aulas de Arte.

Além disso, com o objetivo de estimular cada vez mais o hábito da leitura e a curiosidade, os alunos participaram das oficinas de histórias cantadas, teatro de sombras e contando histórias com o corpo  e tiveram momentos de muita diversão e aprendizagem. O músico e contador de histórias Ralphen Rocca marcou presença e compartilhou vídeos e narrativas do seu canal no YouTube “Tenda de Histórias”.

Para explicar sobre os processos criativos e mostrar dicas de leituras que estimulem a prática da escrita, o autor e ilustrador Sérgio Campante apresentou o seu livro “Baleia”, em que traz de forma lúdica a importância da conservação dos oceanos. Já os escritores Carolina Sanches e Ricardo Leite ampliaram o conhecimento dos pequenos sobre o universo da Mitologia Grega com o livro “Zap do Olimpo”. A partir de uma linguagem inovadora, a dupla construiu uma narrativa recontando os mitos gregos no formato do aplicativo “WhatsApp”.

Com objetivo de estabelecer diálogos entre alunos e autores, além de promover interação com diferentes gêneros textuais, as crianças também conheceram o escritor Luiz Eduardo de Castro Neves, autor de diversos livros infantis. Com narrativas já conhecidas pelas crianças, seus livros trazem uma leitura leve e divertida, cujas histórias inspiram afeição, companheirismo e respeito.

O autor contou aos alunos quando decidiu começar a fazer histórias infantis e o intuito por trás de cada narrativa. “Comecei a fazer livros para ajudar minha filha na escola, com o objetivo de que ela conseguisse ter uma boa interpretação de texto. É importante lermos um texto e sabermos compreender o que ele quer nos passar”, esclareceu. 

Luiz Eduardo ainda reforçou a importância da leitura e de como ela abre portas para novos horizontes. “Um livro é sempre o começo de uma conversa. Quando terminamos, nos damos conta de ideias e pensamentos que não existiriam na nossa cabeça caso não tivéssemos lido a história. Por isso, o hábito da leitura é algo fundamental para todos”, completa.


 

 

Galeria de fotos

Semana Literária (Educação Infantil)
Semana Literária (Fundamental I)

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017