Teatro Amador do Colégio Andrews: 40 anos da peça Rocky Horror Show

Ao longo de 104 anos de história, o Andrews sempre teve como importante traço de personalidade o Teatro e as Artes. Tendo como grande objetivo o desenvolvimento da sensibilidade cultural e estética através da educação visual e da capacidade de autoria. 

O resultado disso foi a criação do Teatro Amador do Colégio Andrews, mais conhecido como TACA, na década de 60, pelos próprios alunos. Com o intuito de despertar nos jovens o gosto pelo Teatro, Literatura, Música e Artes no geral, o TACA acabou se tornando um sucesso e, apesar de não ter pretensões profissionalizantes, se orgulha de ter sido o ponto de partida de várias carreiras bem sucedidas no campo das Artes Cênicas.

O curso de Teatro na época era aberto apenas ao antigo “segundo grau”, e na maioria das vezes, era focado em musicais, que dava chance também para os talentos de canto e dança. Nos anos 1980, realizaram-se históricas montagens das peças “Sonhos de uma Noite de Verão”, “Rocky Horror Show” e “Cabaret”.

O “The Rocky Horror Picture Show” foi uma sátira sobre os filmes de terror e ficção científica que foram feitos entre os anos 1930 e 1960, tendo o próprio gênero do filme já confuso, fazendo uma sátira ainda mais aguda aos padrões sociais da época. O filme estreou em 1975, estrelado por Tim Curry e Susan Sarandon

Esse ano, completa-se 40 anos da peça “Rocky Horror Show” no Andrews. A adaptação do musical foi um sucesso e contou com a revelação de grande elenco, tendo o ex-aluno, e na época professor e diretor do TACA, Miguel Falabella. 

Segundo a cantora e ex-aluna do Andrews Marisa Monte, a peça fazia parte do curso de Teatro no horário estendido da escola no segundo grau e já havia uma tradição de que as aulas eram muito boas, por isso ela e os amigos resolveram frequentar o curso.

“O professor era o Miguel Falabella, na época um jovem ator e diretor. Ele escolheu Rock Horror Show e adaptou o filme que já era um musical super cult. Consegui um vídeo cassete com um amigo da minha mãe e a gente assistia toda a tarde na minha casa. Havia uma banda ao vivo e como eu já gostava de cantar, fiquei logo amiga dos músicos”, conta.

Essa foi a primeira peça dela no Colégio, onde se apresentou e cantou pela primeira vez na frente de um “grande público”. “ A peça foi um enorme sucesso, com gente tentando invadir a escola para assistir as sessões extras. Uma montagem inesquecível que marcou a adolescência de muita gente. Foi um misto de sensações, descobertas transformadoras e lembranças boas”, relembra.

Com nomes como Marisa Monte, Thereza Piffer, João Uchoa, Miguel Falabella, entre tantos outros ex-alunos que fizeram história na montagem da peça, o TACA foi construído e desenvolvido a muitas mãos e ganhou notoriedade com talentos e espetáculos bem executados e com alunos criando um repertório cultural importante para toda a comunidade escolar e para o desenvolvimento individual de cada um. 

Desde os anos 1990, o ator e ex-aluno Gustavo Gasparani assumiu a direção do TACA e apresentou peças como “Hair”, “Gota d’água”, “O Despertar da Primavera” e o “O Cálice Sagrado”, mantendo um trabalho excepcional.

Nos últimos anos, o Andrews passou a oferecer aulas de teatro também para outros segmentos do Colégio, surgindo o “Mini TACA” para crianças a partir de cinco anos e o Pré-TACA, para os pré-adolescentes. Após um período de pausa devido a pandemia da Covid-19, os ensaios do TACA já estão acontecendo a todo vapor para a volta dos espetáculos em 2023.


 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017