Você sabe o que é o Tema do Ano do Colégio Andrews e por que ele existe?
O período letivo de todas as escolas é sempre marcado por temas do cotidiano ou de alguma repercussão que esteja acontecendo no ano. E assuntos que são pertinentes para o aprendizado acadêmico são levados como pauta para as salas de aula, quase sempre trabalhados com os alunos em forma de projetos, conversas, mostras pedagógicas, entre outras abordagens.
Aqui no Colégio Andrews não é diferente, nossos professores e equipe pedagógica estão sempre atentos ao que acontece no cotidiano dos alunos e da sociedade, para trazerem temas que são necessários para o aprendizado e esclarecimento escolar.
E, além disso, o Colégio carrega o dever, há quase um século, de trazer temas e assuntos de caráter da natureza humana para nortear o período letivo do Andrews. Não só para os alunos, mas para toda a comunidade escolar: famílias, colaboradores, professores e equipe pedagógica.
Entenda todos os processos que acercam o Tema do Ano
Todo início de ano um tema é escolhido por um grupo de pessoas que fazem parte do pedagógico do Colégio, com base no que é observado durante o período letivo passado ou em assuntos relacionados a acontecimentos do mundo que requerem um olhar mais minucioso.
Esse tema é acolhido e desenvolvido com as equipes pedagógica e administrativa para traçar um caminho e definir a frase pela qual ele será lembrado e trabalhado, tanto com os alunos em sala de aula, quanto com as famílias e colaboradores em palestras e bate-papos que são realizados durante o ano.
O momento de escolha da frase do tema é muito importante para estarmos ligados a ele. Podemos até fazer uma comparação com uma monografia de conclusão de um curso de graduação: é preciso definir um recorte e um nome adequado para então começar a escrever o material de pesquisa.
O Tema do Ano do Andrews não é diferente, ele começa como uma pesquisa ou uma história, que é escrita durante todo o período letivo, que assim como a monografia, que precisa de citação de livros e autores, precisa de pessoas para trazerem sua opiniões, ideias e vivências para enriquecer o material.
Como trabalhamos o Tema do Ano?
Seja em forma de música, teatro, dança, texto, poesia, entre outras formas de expressão, o Tema do Ano além de ser um norteador do período letivo, pode ser considerado um decodificador do Projeto Educativo do Andrews, que tem como missão a formação do ser humano na sua essência e na plenitude da sua humanidade, com capacidade de autoria e de autonomia para atuar responsavelmente no mundo em que vive.
E é pensando nisso que durante o ano nossos professores e equipe pedagógica organizam palestras, atividades, projetos, entre outras abordagens de ensino que incluem e cercam o Tema do Ano. Nossos alunos, além de ficarem mais familiarizados com a temática, trazem o contexto e aprendizado para diversas disciplinas.
Pode ser em matemática, história, geografia, química ou português, o tema sempre estará em curso em sala de aula e nos trabalhos realizados pelos alunos. Sendo assim, uma forma dinâmica de aprender em conjunto com as experiências e conceitos da nossa condição humana.
Ao final de todo esse processo surge a conclusão do que foi desenvolvido, e aqui, essa finalização acontece na Mostra Pedagógica do final do ano, na qual nossos alunos apresentam para os pais e responsáveis, e nossa comunidade escolar, tudo que foi aprendido durante o período letivo levando como pano de fundo o Tema do Ano.
Confira alguns dos Temas que já fizeram parte da história do Andrews:
2004: “Cidadão Planetário: Quem sou? Para onde vou?”
2005: “Da Sala de Aula a um Projeto de Vida”
2006: “Quando pensar faz a diferença”
2007: “Saber guardar e mostrar: desafios do nosso tempo”
2008: “Narrativa e identidade”
2009: “O que é Ser Humano?”
2010: “Liberdade: para quê?”
2011: “Ter: para quê?”
2012: “Vínculos: possibilidades e limites”
2013: “Cuidar-se para poder cuidar”
2014: “Do tempo que temos, que uso fazemos?”
2015: “O meu, o seu, o nosso”
2016: “Que importância damos, hoje, às palavras?”
2017: “Saber esperar”
2018: “Narrar(-se) para...”
2019: “Será que é (só) isso mesmo?”
2020: “Como construímos nosso(s) lugar(es)?”
2021: “Fazer das perdas possibilidades de vida”
2022: “O que queremos, o que podemos e o que fazemos com a nossa Linguagem?”
2023: “Do outro lado tem o lado do outro”