O que é etarismo, qual é a relação com o mercado de trabalho e qual é a perspectiva dos nossos alunos sobre este tema tão relevante?
Para conversar sobre o assunto, recebemos na tarde desta segunda-feira (13) o consultor em diversidade etária e inclusão geracional, Mauro Wainstock, para a palestra de abertura da Semana de Informação Profissional (SIP). O encontro foi conduzido pela Orientadora Pedagógica, Ana Paula Loureiro, com o tema etarismo e o mercado de trabalho para os estudantes do Ensino Médio.
“O etarismo é o preconceito em relação à idade, sobre como o jovem trata o mais velho e como o mais velho trata o mais jovem. A ideia da limitação por idade é refletida em diversos momentos dentro do mercado de trabalho, onde há diversos casos em que as pessoas não passam em processos seletivos devido a serem mais velhos ou até mais novos”, comenta Mauro Wainstock ao iniciar o encontro.
Durante a palestra, Wainstock traz dados referentes a outros países e uma perspectiva histórica sobre a empregabilidade de pessoas mais velhas dentro do mundo corporativo, juntamente com questionamentos para os estudantes sobre a percepção sobre o tempo. Dentre as reflexões abordadas estavam a autopercepção de idade, sobre como se planejar ao longo da vida e conceitos como “ageless” e “agefull”.
“Vivam a idade de vocês. Ao invés de pensar em por mais tempo na vida de vocês, deveriam estar pensando em como adicionar mais vida no tempo que têm. Aproveitar a vida de vocês, como os diversos exemplos que foram apresentados de pessoas com idade acima dos 50 que quebraram recordes porque viveram a própria idade sem pensar que só conseguiriam caso fossem mais jovens ou mais idosos”, complementou o consultor.