
Fundamental II (6º ao 9º ano)
O Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano é o período em que se intensifica a convocação do aluno a responsabilizar-se pela construção e pela produção do seu saber, a partir de uma nova estrutura: o pensamento abstrato.
Como mencionado pela Orientadora Pedagógica no vídeo, os alunos chegam nesse segmento com uma vasta bagagem de informações e precisam ainda de ajuda, no início, para se organizar e adquirir uma autonomia maior dos seus estudos. O aluno deverá construir, ao longo do Ensino Fundamental II, estratégias de planejamento e de organização de estudo a partir da autorregulação.
Na passagem do Fundamental I para o Fundamental II, o Andrews acredita que é momento de começar a estimular o pensamento abstrato. Portanto, ao longo desse novo caminho, o aluno deverá ser capaz de resolver problemas no campo das ideias, levantando hipóteses e fazendo uma análise crítica, sem necessidade de experimentação.
A intenção pedagógica do Colégio é dar sentido aos conteúdos trabalhados. Esse processo acontece de diversas maneiras, através de vários projetos multi e interdisciplinares. O Inglês diário, com foco tanto na fluência oral, quanto na leitura e escrita; Arte com experiência de Ateliê fundamentada em História da Arte, Desafios Globais, que trata de atualidades e de como os acontecimentos impactam nossas vidas são algumas das disciplinas que ampliam a leitura de mundo dos estudantes, transformando informação em conhecimento efetivo. Para além disso, o Ensino Fundamental II tem como objetivo buscar a emancipação do estudante, através da experimentação de diferentes metodologias de estudo e de trabalho, formas de organização de seu tempo e da escolha de suas prioridades. Durante os quatro anos do Ensino Fundamental, cada aluno constrói sua autonomia e seu papel como protagonista do seu processo de aprendizagem Saiba no vídeo como esse objetivo é aplicado no dia a dia escolar dos alunos.
Portanto, o trabalho do 6º ao 9º ano do Colégio constitui-se em um acompanhamento sistematizado, planejado e continuado para que o aluno possa avançar em direção a esses objetivos. Isso acontece de forma gradativa, na medida em que se levam em conta os patamares a serem trabalhados e alcançados em cada série, em função das faixas etárias – o que vai, inclusive, estabelecer os diferentes procedimentos de uma série para outra.
Para conhecer mais sobre o Ensino Fundamental II, assista ao vídeo.