Novo Ensino Médio


O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica na qual os estudantes passam a organizar sua vida escolar com mais autonomia e autoria. A reforma curricular do Ensino Médio trará flexibilidade para que cada escola introduza as inovações que se fizerem necessárias e os estudantes terão ainda mais foco e oportunidade de experimentarem as áreas do conhecimento que podem perpetuar no seu futuro acadêmico. 

A reforma veio para reforçar ainda mais o trabalho já realizado pelo Colégio desde muitos anos. O Andrews é pioneiro em desenvolver estratégias de Orientação Profissional nesse segmento, com o objetivo de proporcionar aos estudantes maior conhecimento de si mesmos e dos campos profissionais existentes para a construção de sua autoria vocacional.

O Colégio também promove projetos que envolvem o estudante na aquisição dos conhecimentos acadêmicos, na ampliação do seu repertório cultural e no domínio dos recursos tecnológicos imprescindíveis para sua maturidade intelectual. 

A construção de um projeto profissional sempre esteve na base do Ensino Médio do Andrews, através do Projeto Profissional e Universitário (PPU). Por essa razão, é a coluna vertebral do Projeto Educativo nesse segmento, que tem como foco a construção da identidade profissional do jovem a partir do que cada um vai percebendo de suas características, aptidões e desejos.

O Colégio considera excessivamente prematuro pedir a um estudante que escolha, ao final do 9º ano, um itinerário por campo profissional ou por área de conhecimento para seguir, sobretudo devido aos impactos da pandemia na vida e na educação dos jovens.

A escolha profissional requer um processo de experimentação que deve ser realizado ao longo do Ensino Médio. Por isso, a 1ª série do Andrews foi estruturada como ciclo básico: um preparatório onde os estudantes irão vivenciar um pouco de cada um dos três itinerários por área de Formação Profissional - Humanas, Exatas e Biomédicas.

Na 1ª série, alguns componentes curriculares foram concebidos com o objetivo específico de ampliar e aprofundar a leitura de si mesmo, do mundo e sobre a Condição Humana. O Andrews acredita que, assim, os estudantes poderão estar mais seguros para escolherem os itinerários que desejam seguir na série seguinte. 

Na 2ª série, os estudantes, mais maduros e conscientes das suas escolhas, deverão optar por um dos itinerários formativos. Já na 3ª série, será o momento de aprofundamento dessas áreas e de intensificação do preparo do estudante para as avaliações externas.

Além do PPU e dos itinerários, o Projeto COLMEIA, também fará parte do currículo do Andrews. O Projeto é um componente curricular que oferece um portfólio de temas variados com o objetivo de desenvolver competências e amadurecimento para o Mundo Acadêmico, o Mundo do Trabalho e para uma compreensão mais aprofundada da Condição Humana.

Dessa forma, o Novo Ensino Médio do Andrews proporcionará o amadurecimento intelectual e a disposição para o aprender, para que, ao final da Educação Básica, o estudante tenha construído seu projeto de vida com autoria, autonomia e responsabilização.



Para saber mais, leia também:
  

 

Galeria de fotos

FINCA - 2021
Retomada das Atividades Presenciais do TACA
FINCA 2019 (2ª série do Ensino Médio)
Aula de Campo no Centro do Rio (2ª Série do Ensino Médio)
CAI Nessa 2019 (Parte I)
CAI Nessa 2019 (Parte II)
SIP 2019 (Ensino Médio)
TACA 2019 - Bailei Na Curva
FINCA 2018 (2ª série do Ensino Médio)
SIP 2018 (Ensino Médio)
Oficina de Educação Financeira (Ensino Médio)

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017