
Novo Ensino Médio
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica na qual os estudantes passam a organizar sua vida escolar com mais autonomia e autoria. A reforma curricular do Ensino Médio trará flexibilidade para que cada escola introduza as inovações que se fizerem necessárias e os estudantes terão ainda mais foco e oportunidade de experimentarem as áreas do conhecimento que podem perpetuar no seu futuro acadêmico.
A reforma veio para reforçar ainda mais o trabalho já realizado pelo Colégio desde muitos anos. O Andrews é pioneiro em desenvolver estratégias de Orientação Profissional nesse segmento, com o objetivo de proporcionar aos estudantes maior conhecimento de si mesmos e dos campos profissionais existentes para a construção de sua autoria vocacional.
O Colégio também promove projetos que envolvem o estudante na aquisição dos conhecimentos acadêmicos, na ampliação do seu repertório cultural e no domínio dos recursos tecnológicos imprescindíveis para sua maturidade intelectual.
A construção de um projeto profissional sempre esteve na base do Ensino Médio do Andrews, através do Projeto Profissional e Universitário (PPU). Por essa razão, é a coluna vertebral do Projeto Educativo nesse segmento, que tem como foco a construção da identidade profissional do jovem a partir do que cada um vai percebendo de suas características, aptidões e desejos.
O Colégio considera excessivamente prematuro pedir a um estudante que escolha, ao final do 9º ano, um itinerário por campo profissional ou por área de conhecimento para seguir, sobretudo devido aos impactos da pandemia na vida e na educação dos jovens.
A escolha profissional requer um processo de experimentação que deve ser realizado ao longo do Ensino Médio. Por isso, a 1ª série do Andrews foi estruturada como ciclo básico: um preparatório onde os estudantes irão vivenciar um pouco de cada um dos três itinerários por área de Formação Profissional - Humanas, Exatas e Biomédicas.
Na 1ª série, alguns componentes curriculares foram concebidos com o objetivo específico de ampliar e aprofundar a leitura de si mesmo, do mundo e sobre a Condição Humana. O Andrews acredita que, assim, os estudantes poderão estar mais seguros para escolherem os itinerários que desejam seguir na série seguinte.
Na 2ª série, os estudantes, mais maduros e conscientes das suas escolhas, deverão optar por um dos itinerários formativos. Já na 3ª série, será o momento de aprofundamento dessas áreas e de intensificação do preparo do estudante para as avaliações externas.
Além do PPU e dos itinerários, o Projeto COLMEIA, também fará parte do currículo do Andrews. O Projeto é um componente curricular que oferece um portfólio de temas variados com o objetivo de desenvolver competências e amadurecimento para o Mundo Acadêmico, o Mundo do Trabalho e para uma compreensão mais aprofundada da Condição Humana.
Dessa forma, o Novo Ensino Médio do Andrews proporcionará o amadurecimento intelectual e a disposição para o aprender, para que, ao final da Educação Básica, o estudante tenha construído seu projeto de vida com autoria, autonomia e responsabilização.