“Do outro lado tem o lado do outro”
O ponto definidor de um Projeto Educativo decorre da concepção de ser humano que ele adota como base para a sua realização. Já há muitos anos, atribuímos à escolha do tema institucional a intencionalidade de nos convidar a (re)visitar a Condição Humana em suas múltiplas dimensões. Por isso, depois de termos refletido, no ano anterior, sobre Linguagens (“O que queremos, o que podemos e o que fazemos com a nossa linguagem?”), escolhemos como vertente a ser explorada ao longo de 2023 o tema “Do outro lado tem o lado do outro”, construído com base no conceito de Alteridade. Segundo o dicionário Porto de Latim e Português, a origem do verbete alteridade está na palavra “alteritas” que remete à noção de diversidade ou diferença. O radical alter (latim) significa “outro”, enquanto itas (grego) remete ao sentido de “origem”. Considerando apenas o campo lexical, alteridade significa “qualidade do outro ou do que é diferente”. Como sempre, a cada tema, abrem-se diversos caminhos. Os diferentes públicos envolvidos, professores, Equipe Pedagógica, alunos, equipe administrativa e as famílias, têm à sua disposição diversas possibilidades de reflexão. O Tema de 2023 é uma oportunidade de enfatizarmos as concepções presentes no nosso Projeto Educativo, de que cada pessoa é responsável pelas próprias ações e também de sustentá-las. E no Andrews, acreditamos que para poder cuidar do outro, é necessário que cada um saiba cuidar de si próprio e de suas ações. A capacidade de autonomia que buscamos desenvolver com nossa ação educativa vai além do aspecto intelectual e inclui o desenvolvimento da autonomia moral. Isso implica a capacidade de discernir, de forma auto-regulada, as atitudes ética e moralmente aceitáveis das que não o são. O Colégio Andrews elege como foco de sua atuação formativa o sujeito. Convoca cada estudante, singularmente, a se responsabilizar, pela condução de sua trajetória escolar e pelas escolhas que faz. O preparo e formação para a cidadania se dá desde cedo. O propósito do Andrews é levar o aluno a reconhecer no outro a dignidade e o respeito que lhe é devido em função de sua própria condição humana. Essa perspectiva relativiza e independe das eventuais inserções de cada um em uma ou outra categoria. Ela antecede e ultrapassa as reivindicações de prioridades. Foca no que temos em comum: no que nos faz transcender e convergir e no que une a todos. O Andrews nasceu “pensando diferente”, proporcionando um ambiente educacional democrático, diversificado e, por isso mesmo, singular. Desde o início, algumas das ideias que ainda hoje fundamentam os objetivos do Colégio e sublinham um dos traços mais marcantes do seu Projeto Educativo é a valorização da diferença como produtora de identidade. Intensos debates sobre questões da condição humana vêm sendo travados em todo o mundo, conquistando avanços importantes. As novas gerações acompanham pelas redes sociais as argumentações e correntes, que vão moldando as lentes pelas quais elas veem o mundo. Nesses discursos, o tom tem sido dado, de forma recorrente e crescente, pelo viés das pautas identitárias. É o que, de modo quase universal, crianças e jovens têm tido como principal referência para a leitura que fazem do mundo. Por isso, é importante que a escola ofereça ao aluno aquilo a que ele ainda não teve acesso. Ao que de fato ele não conhece, ao que não seja mera repetição e confirmação do que já lhe chega, de forma banal e previsível, no cotidiano de sua vida extra-escolar. A escola tem o dever de acrescentar algo a mais. Convém considerar e incluir o ponto de partida, mas levá-lo a ir além, a transcender. O Andrews sempre se empenhou em formar jovens que atuem de forma social e ambientalmente responsável. Jovens que busquem promover uma sociedade mais justa e equânime, e que atribuam ao outro a consideração e o respeito que decorrem de sua própria condição humana. E é pensando nisso que o Tema do Ano 2023 se tornou pertinente e oportuno, para repensarmos as relações humanas a partir de uma lógica dialógica, percebendo que somos diferentes uns dos outros mas que nos constituímos a partir do outro. Por isso, convidamos toda a nossa comunidade escolar: pais, responsáveis, professores, Equipe Pedagógica, alunos e colaboradores para refletirmos juntos e colocarmos em prática no dia a dia, e nas atividades pedagógicas, não só o conceito de Alteridade, mas o significado do tema “Do outro lado tem o lado do outro”.