FINCA 2018 (2ª série do Ensino Médio)

O FINCA (Festival Identidade e Narrativa de Curtas do Andrews) tem como objetivo incentivar o processo de ensino e aprendizagem com base na utilização de recursos e técnicas de audiovisual, incorporando novas linguagens aos métodos tradicionais da prática pedagógica. A experiência pode proporcionar aos alunos uma “alfabetização cinematográfica, imagética”, além da articulação dos conteúdos aprendidos com uma produção audiovisual.

Esse ano, alunos da 2ª série apresentaram seus curtas, fruto de debates, de oficinas de roteiro, filmagem e edição. O trabalho foi interdisciplinar e contou com a colaboração das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Literatura, Português e Redação. O que orientou a construção dos roteiros e dos curtas foi o tema do ano do Colégio: “Narrar(-se) para...”.   

O Andrews convidou profissionais ligados a cinema para apreciar e escolher para premiação algumas categorias como roteiro, interpretação, fotografia, direção de arte e filme. De acordo com a análise desses profissionais, houve a premiação de um "Oscar" para cada uma das categorias citadas. As famílias também estavam presentes para prestigiar a apresentação dos filmes.

 

Leia as sinopses produzidas pelos alunos:

1) Narra

Miguel, antigo amigo de Edson Luís de Lima Souto, relembra, no dia 28 de março de 2018, os acontecimentos que vivenciou no período de 1968 a 1978. O protagonista narra sua dor por meio de músicas e arquivos históricos.

2) A morte invade a festa

João, um senhor de 70 anos, relembra sua narrativa de sobrevivência em meados da década de 80, época do auge da infecção e alastramento da AIDS. João e o namorado curtem o Festival “Mixto Quente” no Rio de Janeiro. Mas, o terror da morte através do chamado “Câncer Gay”, se fez presente.

3) O caçador de marajás

Um curta-metragem retratando a ascensão, o mandato e a queda do ex-presidente Fernando Collor. É mostrado um pouco dos bastidores desse período, além dos motivos que resultaram no primeiro Impeachment do Brasil.

4) Efêmero

Tya, um repórter de 2008, precisa escrever uma reportagem sobre a Guerra ao Terror, a xenofobia e as guerras no Oriente Médio. Para que fique completo e com informações verídicas, fugindo das Fake News, Tya viaja no tempo, até setembro de 2001, em Nova York.

5) iDisorder

O curta retrata as relações da adolescente Jéssica com o mundo virtual. A realidade mostra também como a distância em que as pessoas têm vivido na era digital causa um transtorno na personagem.

 

Galeria de fotos

FINCA 2018 (2ª série do Ensino Médio)

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017