Fundamental I (1º ao 5º ano)

O Andrews acredita que o conhecimento é produzido na interação com o mundo. É importante que haja uma conexão entre os conceitos e questões propostas pela escola e a experiência individual articulada às experiências coletivas: isso torna possível uma aprendizagem efetivamente contextualizada e significativa para o aluno.

Dessa forma, a aprendizagem é compreendida como uma progressiva sistematização dessas experiências e do desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. 

Nessa etapa da escolarização, as aulas e as atividades propostas devem ser significativas e desafiadoras para que possam favorecer a construção de habilidades, de conhecimentos e do aprender a pensar e a ser,  viabilizando  a inserção do aluno como sujeito social. Aprender a ler, escrever, resolver problemas, buscar informações, produzir respostas, deduzir, inferir, entre outras, são habilidades que favorecem o aprender a pensar. 

O Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) se preocupa em  articular as experiências vividas na Educação Infantil com o 1° ano, e as que futuramente os alunos experimentarão no Ensino Fundamental II com o 5° ano, evitando assim, rupturas entre segmentos ou séries/anos. 

No vídeo, a Orientadora Pedagógica fala sobre a importância do Ensino Fundamental I para a aprendizagem. É nesse segmento que o aluno precisa perceber-se individualmente atuando dentro de uma coletividade, descobrindo suas possibilidades e limites, trabalhando cooperativamente, e discutindo  suas ideias, sobretudo, aprendendo a ouvir, respeitar e refletir sobre a sua forma de pensar e a do outro.

  A Orientadora também fala sobre dois grandes momentos diferentes neste segmento. No 1°/2° ano o foco é a alfabetização. O planejamento deve estar estruturado a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. As outras áreas do conhecimento também fazem parte do currículo e são importantes fontes de conhecimento. Nessas séries/anos, os alunos vivem diversas experiências com o objetivo de promover o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

Ao longo do Ensino Fundamental, 3°/4°/5° ano,  os alunos consolidam e ampliam  as aprendizagens anteriores; e se aproximam cada vez mais de conceitos mais abstratos presentes nas diversas áreas do conhecimento. Nessa etapa, aos poucos, a autonomia intelectual vai aumentando, assim como a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. 

Nesse percurso, que dura cinco anos, diferentes linguagens – oral, escrita, musical, matemática, gráfica, plástica, corporal, tecnológica – são utilizadas, visando à formação de um ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador. 

Quer saber mais sobre o Ensino Fundamental I? Assista ao vídeo abaixo e inscreva-se no Processo de Ingresso!

 

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Fundamental I

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