Escolas realizam Congresso sobre o planejamento para 2021

No atual contexto, o planejamento do ano letivo de 2021 traz grandes desafios para as escolas. Essa razão levou a FENEP - Federação Nacional das Escolas Particulares a organizar um Congresso concebido para trazer subsídios e orientar gestores de todo o país.

O evento foi realizado online nos dias 25 e 26 de setembro, com a proposta de debater sobre como planejar a escola a partir de 2021.Foram mais de 25 palestras e painéis sobre os temas: plano de retomada das aulas, ensino remoto e híbrido, tecnologias e plataformas educacionais, planejamento pedagógico,protocolos sanitários, espaços físicos da escola e impactos do atual contexto sobre a estrutura de custos para 2021. 

Além das incertezas decorrentes da pandemia, há também outras incógnitas, como as mudanças nos processos de ingresso para o nível superior. Trata-se de tema decisivo para a efetividade da Reforma Curricular do Ensino Médio e que, portanto, pode afetar profundamente o trabalho das escolas. Essa perspectiva levou a organização do evento a convidar o Presidente do INEP Alexandre Lopes para realizar a palestra de abertura “A nova matriz do ENEM”. Como as sinalizações do INEP têm mudado frequentemente,as escolas vão acumulando dúvidas e incertezas que as impedem de planejar a médio prazo. A tarefa de apresentar ao Professor Alexandre os questionamentos do setor foi atribuída a Pedro Flexa Ribeiro, que explicitou a demanda das escolas de previsibilidade e coerência. As atuais indefinições deixam claro que o sistema de Avaliação da Educação ainda oscila ao saber do governo de plantão, e ainda não constitui uma política de Estado. 

O Diretor do Andrews Pedro Flexa Ribeiro contribuiu ainda com duas outras inserções: 

Em sua participação no Painel “Regulamentação do Ensino Híbrido no MEC e Avaliações Regulatórias”, Pedro Flexa, também Diretor da Fenep e do Sinepe Rio, interagiu com Maria Helena Guimarães de Castro, Conselheira do Conselho Nacional de Educação, acerca da possibilidade de estabelecer parcerias e convênios entre escolas de todo o Brasil, no sentido de oferecer disciplinas eletivas de forma remota para compor os futuros itinerários do Ensino Médio. 

Por fim, Pedro Flexa Ribeiro integrou o Painel “PISA Para Escolas – PISA Community Forum OCDE”, que teve o objetivo de expor aos gestores a importância dessa avaliação externa de caráter internacional, da qual o Andrews participou de forma pioneira.


 

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017