Tropicalismo e contracultura em debate na 3ª série

No último dia 26 de agosto, as turmas da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma apresentação virtual em torno dos temas Tropicalismo e contracultura. A atividade, proposta pelo Prof. Luis Felipe Carvalho, de Sociologia, teve o objetivo de refletir sobre a influência desses movimentos artísticos na construção do pensamento social brasileiro.

“Dentro desse contexto, eu já tinha pensado em montar uma aula sobre a contracultura e o rock‘n’roll. Então surgiu a ideia de convidar ex-alunos também interessados no assunto. Assim, a arte e a cultura das décadas de 1950, 1960 e 1970 ajudaram a refletir sobre o Brasil”, conta o Prof. Luis Felipe.

No dia do encontro, os alunos, convidados e professores se vestiram com roupas características da Tropicália, relembrando, em cores e estilo, a indumentária “hippie” (fotos). A convidada Aline Albuquerque, formada em Artes Plásticas pela Unicamp e mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, falou sobre os aspectos do Tropicalismo nas Artes, em especial nas Artes Visuais. Ela mencionou os artistas Hélio Oiticica e Rubens Gerchman e a relevância de suas obras dentro do movimento tropicalista.

A esfera musical foi abordada pelo ex-aluno Miguel Alves de Souza, que expressou sua opinião anti contracultura e defendeu que é preciso questionar e criticar até o que nós gostamos. Ainda para debater a importância da Música, se juntaram ao grupo os ex-alunos Tiago Silva, Pedro Flexa e Ian Birkeland.

 

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017